Carregando...

Projeto Vitrines Tecnológicas do IFRJ

Este projeto tem como objetivo apoiar na sistematização da organização e divulgação dos portfólios de projetos, tecnologias e competências de cada Campus do IFRJ.

Contexto e Motivação do Projeto
Nos últimos anos, o acesso a plataformas e aplicativos gratuitos têm permitido a execução de um bom plano de marketing sem contar com grandes somas de dinheiro. No entanto, é preciso dizer que o meio digital também é marcado pela desigualdade na disputa por visibilidade, que envolve teorias e práticas de diferentes áreas do saber. Com uma equipe multidisciplinar, oferecemos, de forma gratuita, assessoria de marketing digital aos projetos desenvolvidos dentro do IFRJ. Desta forma, buscamos estimular processos de pesquisa, inovação e extensão, além de promover a divulgação científica de trabalhos em curso.

Descrição do Projeto e seus principais objetivos tecnologia
O objetivo das Vitrines Tecnológicas tem sido constituir-se numa ferramenta de marketing digital integrado para os diferentes campi do IFRJ, promovendo projetos desenvolvidos pelo instituto. Nosso conceito de vitrine compreende a relevância das novas estratégias digitais (produção de conteúdo campanhas online, analytics), sem abandonar alguns dos princípios tradicionais da publicidade (comunicação visual, identidade de marca e pesquisa de marketing).

Aplicações, Potencialidades e Vantagens do Projeto 

  • Reconhecer, dar visibilidade, motivar parcerias e investimentos para projetos desenvolvidos nos campi do IFRJ;
  • Aumentar a coesão institucional, pelo investimento na transparência e divulgação das produções dos diferentes campi;
  • Contribuir com a divulgação científica, aproveitando-se o saber dos pesquisadores e inventores ativos na instituição;
  • Oferecer treinamentos para equipes locais para que sejam capazes de manter a iniciativa em constante atualização;
  • Contribuir para a construção da reputação institucional do IFRJ frente ao grande público;
  • Fornecer uma formação prática para alunos do Ensino Médio Técnico do campus Niterói, pela participação no projeto como bolsistas ou voluntários.

Nível de maturidade da tecnologia: Consolidado (Ações, serviços e produtos já sendo utilizados pelo público alvo. Disponível para parcerias)

O projeto promoveu o treinamento de seus bolsistas, formando uma equipe multidisciplinar de marketing digital. Desenvolveu o protótipo das vitrines tecnológicas, começando a replicar esse modelo nos campi atendidos. Também já iniciou a produção de material audiovisual e de conteúdo para os projetos inscritos, bem como banco de templates e consultoria em gestão de rede social.

Parcerias:

IFES (Instituto Federal do Espírito Santo)

SETEC-MEC

IFRJ

Fotos do Projeto:

Veja Vídeos do Projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=VCJIs9MJ1os&t=7s&ab_channel=VitrinesTecnol%C3%B3gicasIFRJ

Produções:

SILVA, Elaine Cristina Passos da; BENICIO, Milla. A produção audiovisual na promoção do IFRJ: treinamento em Movavi no projeto Vitrines Tecnológicas. XV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, IFRJ, 2021. SOUZA, Ana Beatriz; BENICIO, Milla. A comunicação visual como recurso de visibilidade: treinamento em Canva no projeto Vitrines tecnológicas. XV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, IFRJ, 2021. ARAÚJO, Ana Júlya; SALGADO, Carlos Alberto; NASCIMENTO, Gabriel do; VIANA, Júlia; BENICIO, Milla. Um novo conceito de visibilidade: articulando vitrines tecnológicas e redes sociais. XV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, IFRJ, 2021. CARVALHO, Alifer de Souza; RUIZ, Pedro Santana; BENICIO, Milla. Vitrines Tecnológicas: a criação de conteúdo como estratégia de marketing para projetos acadêmicos. BENICIO, Milla; ARAÚJO, Ana Júlya; OLIVEIRA, Gabriel; VIANA, Júlia. Vitrines Tecnológicas: é possível democratizar a visibilidade nas redes? In: V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, IFRJ-Niterói, 2021. SANTOS, Luara; BENICIO, Milla. Tutorial Photoshop. Ebook, 2021. PASSOS, Elaine; BENICIO, Milla. Tutorial Movavi. Ebook, 2021. RUIZ, Pedro; OLIVEIRA, Sarah; ABREU, Livia. Tutorial produção de conteúdo. Ebook, 2021. NETO, Luciana Pacheco; BENICIO, Milla; ARAÚJO, Ana Julia. Tutorial Facebook Business. Ebook, 2021. SANTOS, Luara; BENICIO, Milla. Tutorial Crello. Ebook, 2021. SOUZA, Ana Beatriz da Silva; BENICIO, Milla. Tutorial Canva. Ebook, 2021. SANTOS, Luara; BENICIO, Milla. Tutorial Stickerly. Ebook, 2021. ARMAROLI, Mariá; OLIVEIRA, Gabriel. BENICIO, Milla. Tutorial Google Ads. Ebook, 2021. NETO, Luciana Pacheco; BENICIO, Milla; OLIVEIRA, Gabriel. Tutorial impulsionamento. Ebook, 2021. SOUZA, Ana Beatriz da Silva; BENICIO, Milla. Tutorial gifs. Ebook, 2021. ARAÚJO, Ana Júlya; ARMAROLI, Mariá; BENICIO, Milla. Tutorial Socialbakers. Ebook, 2021.

Responsável pelo Projeto:  Milla Benicio (lmilla.camara@ifrj.edu.br) e Helvio J. Jr (helvio.jeronimo@ifrj.edu.br)

Contato e Redes Sociais: 

  • E-mail para contato com o projeto: xxxxxx
  • Link de Redes Sociais: Instagram:

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Cultura Digital

Deixe seu comentário