Carregando...

ITES (Incubadora Tecnológica de Economia Solidária)

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) busca apoiar, fortalecer e desenvolver iniciativas de economia solidária por meio de formações e assessorias técnicas, preferencialmente na cidade de Niterói/RJ. Seu público-alvo são trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes do campus Niterói. A ITES atua em temas como: autogestão, educação popular, comércio justo e solidário, consumo responsável, finanças solidárias, tecnologias sociais e inovação social articulados às iniciativas populares e movimentos sociais no território.

Contexto e Motivação do Projeto
A ideia de montar a incubadora surgiu em 2018, a partir de uma servidora com histórico de atuação no movimento social de economia solidária. Servidores e estudantes do campus foram convidados para reuniões de planejamento do projeto, além de terem sido estabelecidas parcerias com os atores da Ecosol do município, empreendimentos populares, estado e universidades. Assim, iniciou-se um processo de formação da equipe nos temas da economia solidária e também a oferta das primeiras formações aos trabalhadores da rede de Niterói. Hoje a ITES conta com um reconhecimento importante de sua atuação junto ao movimento de economia solidária do município de Niterói, tendo realizado também algumas atuações em nível estadual no Rio de Janeiro.

Descrição do Projeto e seus principais objetivos tecnologia


A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) busca apoiar, fortalecer e desenvolver iniciativas de economia solidária por meio de formações e assessorias técnicas, preferencialmente na cidade de Niterói/RJ. Seu público-alvo são trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes do campus Niterói. A ITES atua em temas como: autogestão, educação popular, comércio justo e solidário, consumo responsável, finanças solidárias, tecnologias sociais e inovação social articulados às iniciativas populares e movimentos sociais no território.

Aplicações, Potencialidades e Vantagens do Projeto 

  • Desenvolver e difundir tecnologias sociais, ferramentas de gestão e inserção de produtos e serviços em mercados locais, para promover transformações sociais, econômicas e ambientais;
  • Realizar estudos e práticas de temáticas afins à economia solidária: educação popular, autogestão, segurança alimentar e nutricional, coleta seletiva/reciclagem, agroecologia, educação ambiental, saúde coletiva, justiça ambiental, feminismo, etc.;
  • Exercer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar, apoiando a criação e consolidação de empreendimentos e iniciativas de trabalho e renda na perspectiva da economia solidária, para melhorarem seu desempenho econômico, social e ambiental;
  • Promover articulações junto de movimentos sociais no território, bem como fortalecer o movimento social de economia solidária, buscando estimular a execução de projetos concebidos a partir de demandas territoriais na perspectiva da sustentabilidade econômica e socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária;

Nível de maturidade da tecnologia: Consolidado

Desde 2018, a ITES já contou com o envolvimento de mais de 20 integrantes, entre docentes, técnicos-administrativos, estudantes e ex-estudantes, sendo composta por uma equipe interdisciplinar de educadores em economia solidária. O grupo segue estudando e desenvolvendo metodologias formativas para o desenvolvimento de tecnologias sociais, sempre levando em consideração a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é favorecer processos de transformação social por justiça, sustentabilidade, equidade de gênero, raça e classe. Desde 2019 a ITES vem desenvolvendo atividades com apoio de projetos, havendo
três edições consecutivas do Edital interno integrado do IFRJ, de apoio às iniciativas de extensão, que permitiu, além da implantação da ITES, o apoio ao Fórum Municipal de Economia Solidária, em especial na organização, mediação e planejamento de atividades do Grupo de Trabalho de Formação, além do apoio com tecnologias de informação às plenárias mensais. E ainda, com a realização do projeto “Incubando Esperanças: assessoria e apoio econômico, social e ambiental e pequenos negócios”, a partir da chamada do MEC/IFSulMinas/FADEMA (Edital Interno 01/2021), assessorando os seguintes empreendimentos: La Rica Delícias, +Naturays, PatiOli, catadores do Preventório e Cooperióleo.

Parcerias:

A ITES vem apoiando continuamente o Fórum Municipal de Economia Solidária de Niterói, participa da Rede Fluminense de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, do estado do Rio de Janeiro e contribui com os espaços públicos municipais e estadual de fortalecimento da economia solidária. A ITES Campus Niterói também estabeleceu articulações e parcerias institucionais, com vistas a impulsionar projetos e políticas públicas no município, integrando inclusive a representação de uma entidade de apoio e fomento no Conselho Municipal de Economia Solidária.

Nossos principais parceiros:
Fórum Municipal de Economia Solidária de Niterói, Centro Público de Referência em Economia Solidária de Niterói, Conselho Municipal de Economia Solidária, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB), Rede Fluminense de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP), Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIDES/UFRJ), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP/USP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), CAPINA (Cooperação e Apoio à Projetos de Inspiração Alternativa), Núcleo Pacha Mama da Universidade Federal Fluminense (UFF), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFRJ Campus Realengo, Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Alimentação e Saúde do Escolar da UFF (Gepase).

Fotos do Projeto

Veja Vídeos do Projeto:

Produções do Projeto:

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS

ARALDI, Etiane; BESANDON, Lígia. Implementando uma ITES em um Instituto Federal: Economia Solidária no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica. In XIII SICOOPES & IV FECITIS. XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária & IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social, 2020.

ARALDI, Etiane; BESANDON, Lígia; ALVIM, Mariana. Extensão e movimentos sociais: uma experiência de incubação em economia solidária no contexto da pandemia. In: III Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola, 2021.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS

ARALDI, Etiane; BESANDON, Lígia. Economia Solidária e Tecnologias da Informação e da Comunicação. In: IV Semana ETC CNIT, 2020.

TRABALHOS TÉCNICOS

Diagnóstico e planejamento participativos das ações de formação do Fórum Municipal de Economia Solidária 2020-2022

Curso de Extensão: Educação Popular e Economia Solidária

Ciclo de Formação em Economia Solidária do FES Niterói

Planos de Assessoria dos empreendimentos cadastrados na ITES

Projeto Rede de Educadores Populares de Economia Solidária

Projeto Incubando Esperanças

Oficina sobre Precificar Produtos

Aula sobre Autogestão no Curso Estadual de Economia Solidária da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro

Formações mensais de acolhimento aos novos integrantes do Fórum de Economia Solidária de Niterói

Apoio à organização da Semana Estadual de Economia Solidária e articulação regional com a rede de ecosol de Maricá e São Gonçalo

Curiosidades do Projeto:

  • Há mais de cem Tecnológicas de Economia Solidária (ITES) por todo o país.
  • A primeira legislação federal sobre economia solidária relacionou-se justamente ao trabalho das Incubadoras de Economia Solidária, via decreto nº 7.357 de 17/11/2010 que institui o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC).
  • Com o surgimento da Rede Federal de Educação, as ITES ganharam uma nova institucionalidade ao se relacionar com a Educação Profissional e Tecnológica. Em um dos documentos base de criação dos Institutos Federais, o então Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, mencionou a economia solidária como modelo de desenvolvimento socioeconômico a ser priorizado pela rede.
  • É importante destacar o crescimento de ITES nos Institutos Federais do país, a exemplo da sua presença no Encontro Nacional da Rede ITCP em 2020, quando estiverem presentes incubadoras de IFs dos estados de RS, SC, SP, RJ, BA, PE, RN e MT.

Responsável pelo Projeto:  Prof. Ligia Scarpa Bensadon (ligia.bensadon@ifrj.edu.br)

Contato e Redes Sociais: 

  • E-mail para contato com o projeto: ites.cnit@ifrj.edu.br
  • Link de Redes Sociais: Instagram: @ites.ifrjniteroi

Grupo de Pesquisa: GEMASS 

Deixe seu comentário