Líderes: Heloise Thompson
O grupo desenvolve pesquisas na área de línguas e de ensino, abordando temas como: elaboração de materiais didáticos; processos de ensino-aprendizagem de idiomas e literaturas; novas tecnologias para o ensino; multiletramentos e letramento crítico; entre outros. Assim, o PLENA busca promover reflexões e ações para a formação integral e emancipadora dos estudantes do IFRJ-CNIT.
LINHAS DE PESQUISA
1. ENSINO DE LÍNGUAS: ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS
Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover reflexões acerca do ensino de línguas em contextos específicos, propondo novas estratégias docentes para aplicação em sala de aula. Além disso, pretende-se realizar investigações acerca da elaboração, uso e avaliação de materiais didáticos para o ensino de idiomas, relacionando-os a estratégias de ensino.
2. ENSINO DAS LITERATURAS NA CONTEMPORANEIDADE
Esta linha de pesquisa almeja abordar as relações entre Literatura e Educação, por meio de discussões e análises tanto do universo literário, quanto da Teoria da Literatura. Assim sendo, busca-se propor (re)elaborações metodológicas e estratégias de ensino, com o objetivo de auxiliar a prática docente e discente em direção a uma Educação Literária.
3. SOCIEDADE, CULTURA E NOVAS LINGUAGENS
Esta linha de pesquisa é voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, especialmente aqueles marcados por novas formas de linguagem. Busca conjugar o ensino de línguas às discussões contemporâneas em educação, abrindo espaço para o desenvolvimento de pesquisas que abordem temas sociais relevantes, como identidade, diversidade, direitos humanos, manifestações culturais, entre outros.
Equipe:
- Docentes:
- Técnicos Administrativos:
- Alunos:
2. PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL
Linha de pesquisa voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, com destaque para aqueles marcados por novas relações de uso e interação com as tecnologias, sistemas, plataformas e ambientes digitais. São promovidas abordagens interdisciplinares inovadoras no campo da antropologia, da sociologia e da história da arte e, ainda, desenvolver dinâmicas colaborativas que aliem a ação e a participação à investigação e à pesquisa acadêmica.
Equipe:
- Docentes: Andréa Falcão, Felipe Barros, Jonas Lana e Etiane Araldi;
- Alunos: Luana Leal, Ana Carolina Soares, Daniel Chagas e Lucas Carrielo (alunos).
Clique aqui para acessar a página institucional desse grupo de pesquisa.
Deixe seu comentário