Líderes: Andrea Falcão e Milla Benicio
O grupo de pesquisa promove reflexões críticas sobre as transformações sociais decorrentes da cultura digital, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Ele conta ainda com um horizonte propositivo de letramento cultural e tecnológico. As pesquisas desenvolvidas no grupo serviram de base para a criação do curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias.
LINHAS DE PESQUISA
1. EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CONTEXTO DIGITAL
A linha dedica-se a analisar processos de criação, produção, transmissão e consumo de informação, levando-se em conta o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Busca-se aqui compreender o papel das instituições formais e não formais de educação na formação de indivíduos e na produção de mediações coletivas para o exercício da cidadania. Alguns de seus objetivos: mapear as mutações promovidas pelas TICs na formação das identidades individuais ou coletivas; promover oficinas sobre recursos pedagógicos inovadores, tendo como fim o desenvolvimento da educação ou do exercício da cidadania; estimular a criação de novas ferramentas tecnológicas, de modo a estimular práticas pedagógicas inovadoras.
Equipe:
- Docentes: Milla Benicio, Hélvio Jeronimo Junior, Luiz Felipe Oliveira, Julio Page e Marcelo Velloso;
- Técnicos Administrativos: Keila Pirovani;
- Alunos: Matheus Felipe Pessoa, Suellen Andrade, Jorge Rodrigo Rosário, Pedro Henrique Meira, Beatriz Cardoso, Arben Ajrullah, Leticia Caldas, Pedro Ruiz, Sarah Oliveira, Gabriel Oliveira, Lívia Abreu, Ana Júlya Curi, Elaine Passos, Alifer Carvalho, Luara Santos, Ana Beatriz Silva, Matheus Velloso, Mariá Armaroli, Maria Clara Freitas, Gabriel Luz, Júlia Viana.
2. PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL
Linha de pesquisa voltada para o estudo de práticas, expressões e processos culturais contemporâneos, com destaque para aqueles marcados por novas relações de uso e interação com as tecnologias, sistemas, plataformas e ambientes digitais. São promovidas abordagens interdisciplinares inovadoras no campo da antropologia, da sociologia e da história da arte e, ainda, desenvolver dinâmicas colaborativas que aliem a ação e a participação à investigação e à pesquisa acadêmica.
Equipe:
- Docentes: Andréa Falcão, Felipe Barros, Jonas Lana e Etiane Araldi;
- Alunos: Luana Leal, Ana Carolina Soares, Daniel Chagas e Lucas Carrielo (alunos).
Clique aqui para acessar a página institucional desse grupo de pesquisa.
Deixe seu comentário