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Trajetórias Docentes

Este projeto dispõe de ferramentas teórico-metodológicas da História Oral, bem como de recursos audiovisuais, para recuperar, registrar e analisar aspectos biográficos dos docentes do IFRJ-Niterói. O objetivo é contribuir com a construção de um centro de memória do campus, bem como tensionar conceitos problemáticos: “educação neutra” ou “escola sem partido”. Além disso, o projeto busca transformar curiosidades corriqueiras dos alunos em curiosidades epistemológicas.

Contexto e Motivação do Projeto

O projeto nasceu da atual conjuntura política, em que o professor tem sido atacado por setores reacionários da sociedade, como doutrinadores ou responsáveis pelo insucesso da educação brasileira. Assim, é cada vez mais difícil encontrar jovens interessados em optar pela carreira acadêmica.

Além disso, criam-se barreiras na relação docente-discente. Sem uma dose significativa de empatia e confiança, dificilmente são alcançados resultados satisfatórios na educação.
Ainda que o cenário seja desafiador, a experiência em sala revela a profunda curiosidade dos discentes em relação aos docentes, sendo, portanto, um caminho para se trabalhar essa problemática.

Descrição do Projeto e seus principais objetivos tecnologia

O projeto dispõe de ferramentas teórico-metodológicas da História Oral, bem como de recursos audiovisuais, para recuperar, registrar e analisar aspectos biográficos dos docentes do IFRJ-Niterói. O objetivo é contribuir com a construção de um centro de memória do campus, bem como tensionar conceitos problemáticos: “educação neutra” ou “escola sem partido”. Além disso, o projeto busca transformar curiosidades corriqueiras dos alunos em curiosidades epistemológicas.

Aplicações, Potencialidades e Vantagens do Projeto

O projeto pode despertar o interesse natural dos alunos sobre a biografia de seus professores, elevando ao patamar da curiosidade científica. Pretende-se humanizar e aproximar o docente da comunidade discente, valorizando sua história de vida. Esse aspecto é especialmente relevante em cursos técnicos, cuja tendência é negligenciar a dimensão humana do processo educativo.
É também uma oportunidade para inserir discentes na iniciação científica e levantar um conjunto de depoimentos com potencial para a produção e difusão de conhecimentos sobre diferentes assuntos relacionados à docência na educação profissional técnica e tecnológica.

Nível de maturidade do projeto e/ou tecnologia

Em desenvolvimento: O projeto começou em 2019 e encontra-se no segundo ano de realização, tendo sido aprovado como “renovação” pelo edital integrado 2020-2021. No momento, está na fase de coleta de depoimentos orais dos docentes, tendo realizado entrevistas em audiovisual com sete docentes, resultando em mais de 11 horas de gravação.

Parcerias

Os atuais parceiros do projeto são a FAPERJ e o próprio IFRJ, que fomentam a iniciativa com bolsas de pré-iniciação científica.
São potenciais parceiros:
• Alunos e/ou servidores com habilidades em edição de vídeo, para ajudar na montagem de produtos audiovisuais a partir das entrevistas.

Fotos do Projeto


Vídeos do Projeto

Responsável pelo Projeto:  Prof. André Souza Brito

Contato e Redes Sociais: 

  • E-mail para contato com o projeto: andre.brito@ifrj.edu.br

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Humanidades

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