Contexto e Motivação do Projeto
O projeto nasce da observação de duas necessidades: muitos serviços administrativos executados de forma braçal e muitos alunos com problemas em desenvolver determinados temas por falta de exercícios ou mesmo detalhes conceituais. Diante dessas necessidades, buscamos transformar esses serviços braçais em processos autônomos, dando mais celeridade a atividades que normalmente são muito cansativas e que demandam muita atenção. Na outra frente de atuação, pensamos em alternativas tecnológicas que possam ser usadas em sala de aula, seja na forma de jogos, ou pequenos aplicativos, oferecendo aos docentes mais possibilidades de troca de experiências com os alunos.
Descrição do Projeto e seus principais objetivos tecnologia
“Programando em blocos” é um projeto que busca curar e desenvolver aplicativos destinados a desktop e smartphone em duas frentes de atuação: utilização em sala de aula como ferramenta tecnológica que contribua para a melhoria dos ambientes de aprendizagem; ou para uso administrativo da instituição, buscando otimização e aperfeiçoamento dos processos.
Aplicações, Potencialidades e Vantagens do Projeto
Atualmente o projeto vem desenvolvendo ações e aplicativos, na qual possuem potencialidades específicas, conforme apresentado a seguir.
- ID estudantil: atualmente a instituição oferece a “carteirinha de estudante” em papel, produzida de maneira quase artesanal. O grupo propôs então desenvolver um aplicativo para substituir a identificação existente. A ideia é que ele torne esse processo autônomo. Assim todo aluno com matrícula ativa terá, desde seu ingresso, a carteirinha disponível em seu próprio smartphone, sem necessidade de intervenção da equipe técnica do campus;
- MatrículApp: o ingresso dos estudantes na instituição exige hoje o preenchimento de um cadastro completo com muitas informações, digitadas posteriormente pelos servidores da secretaria. Com o MatriculApp, o próprio aluno dará entrada nas informações, apenas validadas pela secretaria. Assim, ao ingressar na instituição, todos os dados já estarão disponíveis para uso administrativo, facilitando processos que hoje demandam tempo e esforço;
- Multiplicando: muitos alunos têm problemas em lidar com operações matemáticas básicas, dificultando sua permanência nos cursos integrados da instituição. O app “multiplicando” é um jogo com múltiplas funções, buscando reforçar o domínio da operação de multiplicação. Ele abrirá uma seção importante do trabalho de produção de apps com conteúdo, apoiando e facilitando algumas atividades de nossos estudantes.
Nível de maturidade do projeto e/ou tecnologia: Em desenvolvimento
Os três aplicativos estão em fase de desenvolvimento.
- ID estudantil: aplicativo que disponibiliza a carteirinha estudantil a todo aluno com matrícula ativa. O app está sendo finalizado para rodar a versão de testes;
- MatrículApp: site que permite ao aluno dar entrada nas informações necessárias à matrícula, apenas validadas pela secretaria. Aplicativo em adaptação para atender aos matriculandos com diversidade funcional;
- Multiplicando: é um jogo com múltiplas funções, buscando reforçar o domínio da operação de multiplicação. Versão alpha – aplicativo em fase inicial de desenvolvimento.
Parcerias:
Atualmente nossos parceiros são os nossos orgãos de fomentos, bolsistas e voluntários. Interessados em desenvolvimento de aplicativos em blocos podem entrar em contato.
Fotos do Projeto:
Veja Vídeos do Projeto:
Responsável pelo Projeto: Prof. Marcelo Velloso ( jose.velloso@ifrj.edu.br)
Contato e Redes Sociais:
- E-mail para contato com o projeto: jose.velloso@ifrj.edu.br
Grupo de Pesquisa: Laboratório de Cultura Digital
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